sábado, agosto 29, 2015

Exames que devem ser feitos durante a gestação

Eu me sinto na obrigação de alertar as gestantes sobre os exames em cada fase, pois o meu médico não realizou alguns deles e isso me deixou extremamente frustada.
É muito importante você dar continuidade no seu pré natal com um médico que te passe confiança. Essa foi minha falha, no início o médico me tratava muito bem e era atencioso, mas conforme o tempo foi passando ele se esquivava quando eu questionava algumas coisas e isso me afligia muito, mas continuei com ele devido aos créditos dele ser "amigo" da família, porém no dia do meu parto me deixou na mão. Pra quem quer saber um pouco melhor sobre isso, deixo o link do vídeo do meu relato de parto: 

Vá atrás de referências do seu médico. Você deve marcar as consultas e seguir rigorosamente todos os cuidados do pré-natal, que é de extrema importância na vida da mamãe e do bebê, e fazer principalmente os exames de gravidez que são vários no decorrer da gestação. Vou listar 19 exames de gravidez que são obrigatórios para qualquer gestante. Para facilitar o entendimento, organizei os exames por trimestre da gestação, assim você saberá exatamente quais precisará fazer a cada trimestre. Todos que irei listar aqui são recomendados pela OMS – Organização mundial de Saúde. Se chegar na etapa de realizar esse exame e seu médico não lhe pedir, não deixe de questiona-lo.

Exame de gravidez – 1º trimestre – até a 13ª semana
O primeiro trimestre é o que terá mais exames. São estes aqui:
1 – Ultrassonografia endovaginal ou transvaginal: confirma a idade gestacional que em torno da 7ª ou 8ª semana já aparece. É também para garantir que a gravidez está dentro do útero, se é gestação única ou gemelar e se os batimentos cardíacos do bebê estão bons.
2 – Ultrassonografia morfológica do 1º trimestre: assegura se o bebê apresenta sinais de má formação, doenças genéticas, como, por exemplo, a Síndrome de Down, e é aconselhável entre a 11ª e 13ª semanas.
3 – Citologia oncótica: é o famoso Papanicolau. Investiga câncer de colo uterino e infecções vaginais.
4 – Hemograma completo: esse exame verifica na gestante sinais indiretos de infecção, anemia, entre outros.
5 – Glicemia de jejum: exame importante para verificar possíveis diagnósticos de diabetes gestacional.
6 – Sorologia sífilis - analisa a existência do microrganismo treponema pallidum, que causa a doença sexualmente transmissível, e pode provocar má formação se não for tratada o mais rápido possível.
7 – Urina 1 e Urocultura: verifica se a paciente apresenta alguma infecção urinária. Se esta não for tratada rapidamente, pode levar ao trabalho de parto prematuro. Esse exame deverá ser repetido a cada trimestre.
8 – HIV: Identifica se há o vírus da AIDS.
9 – Hepatite B e C: avalia a existência do vírus que causa Hepatite B e C.
10 – Tipagem sanguínea: resumidamente é para saber se o sangue do pai é compatível com o da mãe.
11 – Rubéola: verifica se a gestante contraiu a doença, pois esta pode causar problemas cardíacos e cerebrais no bebê.
12 – Toxoplasmose: verifica se a mamãe de alguma forma está infectada pelo protozoário Toxoplasma gondii, transmitido pelos animais.
13 – Citomegalovirus: se esse vírus passa para o bebê, pode haver problemas de baixo peso, além de ser a principal causa de surdez, entre outros problemas.
Além desses, seu médico pode solicitar outros exames específicos. Geralmente, esses são os obrigatórios.

Exames de gravidez – 2º trimestre – da 13ª até a 28ª semana

No 2º trimestre é um alívio, praticamente só haverá dois exames:
14 – Ultrassonografia morfológica do 2º trimestre: esse exame já consegue medir todos os órgãos do bebê, o desenvolvimento e até a quantidade de líquido amniótico (entre a 22ª a 24ª semanas). A vontade é ter um aparelho desse em casa né?! Fica vendo toda hora nosso baby.
15 – repetir todos os exames do 1º trimestre acima, exceto 1, 2 e 3. O resto é aconselhável repetir para análise no final do 2º trimestre.

Exames de gravidez – 3º trimestre – 30ª a 42ª semanas

16 – Teste de sobrecarga com glicose: importante para avaliar a diabetes gestacional que pode aparecer depois no começo do 3º trimestre.
17 – Dopplervelocimetria colorida e ultrassom obstétrico: avalia o fluxo sanguíneo nos vasos do bebê, resistência vascular, a quantidade de líquido amniótico, o desenvolvimento e peso do bebê.
18 – Pesquisa de bactéria estreptococo B na cultura de secreção vaginal: se confirmada a presença dessa bactéria na vagina e ânus, é aconselhado fazer antibióticos na hora do parto para proteção do bebê.
19 – Cardiotocografia: nesse exame você saberá se os batimentos cardíacos do bebê estão de acordo com o esperado e se a mamãe já está tendo contrações de treinamento, que é uma simulação do trabalho de parto.
Lembre-se de que, mediante o seu quadro, pode ser que seu médico peça outros exames específicos! Afinal existem fatores de risco que variam de pessoa para pessoa.
Sempre peça orientação médica para seu obstetra, esse profissional tem o dever de orientá-la da melhor forma para que a sua gravidez ocorra bem.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta pra deixar um feed back, assim sei quais estilos de post vocês gostam mais.