sábado, agosto 29, 2015

Brincadeiras e atividades para bebês em cada fase

Os bebês precisam de brincadeiras e brinquedos que estimulem seu desenvolvimento. E um dos nossos papéis é apresentar o mundo pra eles. Pouco a pouco você deve apresentar estímulos, brincadeiras, texturas e afins a ele. Isso é muito importante. Ajuda o bebê a desenvolver os sentidos, a cognição e a coordenação motora. Para isso existem diversas brincadeiras e objetos que podem ajudar pais e bebê nesta fascinante fase e eu pretendo fazer diversos post sobre esse assunto, até mesmo mostrando brincadeiras que eu mesmo faço com meu filho.
Vejas um pouquinho o que se pode fazer em cada fase:

Brincadeiras para Bebês – 0 a 3 meses

  • Recém-nascido: Com apenas 12 horas de vida, os bebês são capazes de imitar alguns movimentos e reconhecer pessoas e gestos. Aproxime-se do rosto do bebê e aproveite os momentos em que está quieto, porém alerta. Converse e brinque, pois essa é a hora ideal para o aprendizado.
  • 1 mês: Coloque brinquedos macios e coloridos a 20 cm do bebê. Você também pode balançar chocalhos para que o bebê associe os sons aos movimentos. Móbiles de berço também são indicados para estimular a audição e visão.
  • Esse móbile da foto é carinho, afinal é FisherPrice, mas super valeu a pena, meu filho passou bons momentos com ele, ele ria sozinho olhando, saudades dessa fase.

  • 2 meses: Coloque o bebê de bruços, com brinquedos coloridos em ambos os lados, para estimular a noção de lateralidade. Movimente objetos coloridos na frente do bebê, brincando e conversando para estimular a movimentação ocular. Cante e converse muito com o bebê. Pendure no berço objetos coloridos que façam barulho, em várias alturas e posições, para que o bebê tente alcançá-los.
  • Você pode comprar brinquedos próprios de pendurar ou pega um simples elástico e amarrar mesmo no berço alguns dos brinquedos do bebê em alturas diferentes.

  • 3 meses: Nesta fase o bebê é capaz de balançar os bracinhos e as perninhas. Apesar de já conseguir unir as mãos e abrir os dedinhos, ainda usará a mão fechada para bater em objetos acima de sua cabeça. Para ajudar a desenvolver ainda mais a coordenação, segure um brinquedo à distancia para ver se ele tenta pegá-lo. Utilize móbiles para que o bebê brinque e tente tocá-los com as mãos ou os pés enquanto está deitado. Toque e movimente o corpo do bebê durante as brincadeiras para que ele perceba o espaço que ocupa e os movimentos que pode realizar. Os tapetes de atividades são de grande ajuda nessa etapa(eu me arrependi de ter comprado apenas a cadeira de atividades). Você pode ficar deitada ao lado do seu bebê enquanto ele se diverte no tapete fofinho cheio de bichos coloridos, espelhos e figuras em alto-relevo.Quando ele ainda não tem firmeza para sentar ou engatinhar, basta deixá-lo deitado.

Brincadeiras para Bebês – 4 a 6 meses

    • 4 meses: O bebê sorri, balbucia e passa a ficar mais interessado em pessoas do que por objetos, demonstra preferência por algum tipo de brinquedo e ri quando estimulado. Já brinca com os dedos, consegue segurar objetos pequenos, vira a cabeça em qualquer direção e, quando deitado de barriga para baixo, ele se levanta, se apoiando nos cotovelos.
    • As brincadeiras indicadas são: Sente-o no bebê conforto e deixe vários brinquedos na sua frente para que escolha qual deles prefere e o que quer fazer com cada um. Movimente o bebê pra frente e pra trás, com delicadeza, enquanto ele estiver sentado (isso ajuda a treinar a sustentação do tronco). Dê mordedor ou brinquedos que o bebê possa levar à boca. Converse muito com o bebê e observe no meio do diálogo se ele participa sorrindo ou fazendo algum som. É interessante também as cadeirinhas de balanço e vibração nesta fase, além de acalmar o bebê, pode distrai-lo com cores, objetos e sons.

    • 5 meses: O bebê já levanta os braços para ser tirado do berço ou para ir para o colo de quem deseja, reage quando alguém quer tirar seu brinquedo, reconhece as expressões de medo, desagrado, zanga e demonstra também seus sentimentos pelas expressões faciais. 
    • As brincadeiras indicadas são: Coloque o bebê sentado e cercado de almofadas, mantendo as costas dele eretas e fique perto dele. Segure o bebê pelas axilas e coloque-o de pé por períodos curtos. Deixe várias caixas, cubos os brinquedos educativos. para o bebê manusear. Estimule o bebê a bater palmas. Converse com o bebê e conte o que você está fazendo e pensando. Cante para ele!

    • 6 meses: O bebê gosta de pegar tudo o que está ao seu alcance e leva tudo à boca, para experimentar texturas, sabores e consistência. As brincadeiras fazem parte do desenvolvimento mental e social da criança. O bebê já pode prestar atenção até 30 minutos seguidos!
      • As brincadeiras indicadas são: Com o bebê no colo, faça várias brincadeiras e movimentos, fixando o olhar nele para que perceba seus movimentos faciais. Dê um brinquedo de cada vez a ele para ver se o passa de uma mão à outra ou se o solta para pegar outro. Esconda o brinquedo fora do alcance do bebê e estimulá-lo a procurar ou tentar alcançar o brinquedo. Segure o bebê pelas axilas e brinque de pula-pula.

      Brincadeiras para Bebês – 7 a 9 meses

        • 7 meses: os bebês geralmente gostam de algum boneco ou brinquedo que possam morder e segurar. É comum que este se torne seu brinquedo favorito. Mesmo que ainda não interaja muito bem com outras crianças, os bebês gostam de observá-las.
      • Brincadeiras: Você pode brincar com ele com uma caixa de papelão grande para que ele possa entrar e sair da caixa. Peça para ele dar algum brinquedo a alguém. Dê dois brinquedos e ensine-o a interagir com os dois brinquedos, batendo um brinquedo no outro.
        • 8 meses: O bebê consegue diferenciar pessoas conhecidas e talvez não aceite o colo de estranhos. Senta-se e levanta quando é ajudado com as duas mãos. Quer chamar a atenção das pessoas. Adora tomar banho e gosta dos brinquedos que flutuam na água, conhecidos como os "brinquedos de banho". O meu bebe ama muito uma farra no banho com brincadeiras.
      • Brincadeiras: Aproveite a hora do banho para brincar com livros ou brinquedos de banho, contando historinhas para o bebê. Deixe que o bebê segure o livro de banho e divirta-se com a textura e o colorido do livro. Incentive o bebê a se arrastar colocando brinquedos longe dele para que tente alcança-los. Dê brinquedos que façam barulho como tambores e chocalhos.

       Esse é meu lindão, relaxando no banho e descobrindo o livro de banho e claro que ele leva a boca com vontade hehe
        • 9 meses: o bebê já pode ficar sentado com as perninhas esticadas e sem apoiar as mãos, estica os bracinhos quando se faz o gesto para pegá-lo e agarra objetos com as mão tentando tocar em tudo que vê. Nesta fase o bebê tende a jogar tudo no chão e emite sons cada vez mais articulados, assim como já compreende o significado de alguns gestos.
      • Brincadeiras: Deixe o bebê no tapete de atividades para que se arraste e engatinhe. Brinque de bola com ele. Dê brinquedos com furinhos para que ele os “cutuque” com o dedo indicador. Dê objetos e brinquedos de texturas diferentes para que o bebê toque (espuma, madeira, toalha, metal, borracha…etc.)
      Fonte: 4babies 

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta pra deixar um feed back, assim sei quais estilos de post vocês gostam mais.